ID Jovem agora será gerada no Portal da Juventude

O Programa ID Jovem será operacionalizado em novo endereço, no www.juventude.gov.br/idjovem, a partir desta quinta-feira (17/05), e não mais no site da Caixa Econômica Federal. Todos os benefícios do programa continuam valendo e novas carteiras podem ser emitidas nesse endereço. Para quem já possui a sua ID Jovem, nada mudou. Os usuários podem e devem continuar usando todos os benefícios da meia-entrada e das passagens interestaduais gratuitas ou com 50% de desconto.

O novo portal da ID Jovem 2.0 está mais moderno, dinâmico e interativo. A partir de agora, os usuários da ID Jovem poderão conversar com outros jovens em chats de bate-papo, personalizar sua Identidade Jovem com foto e ainda usar a ferramenta de geolocalização, que possibilita encontrar e compartilhar eventos culturais e esportivos por meio do aplicativo.

Na Central de Denúncia, o usuário poderá informar quais empresas, estabelecimentos ou produtores de eventos estão descumprindo a lei da meia-entrada ou recusaram a emitir passagens interestaduais por meio da ID Jovem. A Central vai permitir também tirar fotos e inserir informações para especificar o caso com o objetivo de ajudar na apuração. As denúncias serão enviadas ao Comitê Estadual de Fiscalização e Acompanhamento do programa para solucionar o problema.

O Programa ID JOVEM 2.0 concede meia-entrada em eventos artísticos, culturais e esportivos e garante a reserva de duas passagens gratuitas e duas com 50% de desconto em viagens interestaduais feitas em ônibus convencional, trem ou embarcação. Todos estes benefícios para quem faz parte do programa estão garantidos, assim como a gratuidade na inscrição do Enem e na emissão da Carteira de Identidade Estudantil.

Para ter acesso ao benefício, basta ter idade entre 15 e 29 anos e pertencer a família com renda mensal de até dois salários mínimos, ser inscrito no Cadastro Único para Programas Sociais do Governo Federal – Cadastro Único, e estar com as informações cadastrais válidas (tempo máximo de 24 meses desde a última atualização).

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *